Blog

Como ter plantas morando em apartamento?

27 novembro 2017
Dicas

Quem mora em apartamento sabe que nem sempre é fácil incluir na decoração tudo que a gente gosta. Afinal, o espaço disponível pode não ser o ideal. Mas com um pouquinho de criatividade e pesquisa, é possível sim levar qualquer paixão pro nosso lar.

É o caso dos jardins. Há quem pensa que só aqueles que possuem grandes e espaçosos quintais ou varandas podem usufruir de um jardim particular e toda a vida que o verde traz pra dentro de casa. Mas não só de espaço é feito um jardim: verticalize! Isso mesmo, aproveite o espaço que você tem.

É simples: faça uma pesquisa bem detalhada sobre as necessidades de cada planta e escolha a que melhor se adéqua ao ambiente da sua casa. E, é claro, seja criativo! Pallets, calhas, caixotes e até sapateiras podem servir de suporte para o seu jardim vertical.

E se você não quiser investir em montar um pequeno jardim na sua casa, pode começar apostando em algumas plantas para dar um toque especial à sua decoração e também ao dia a dia. Afinal, além de deixar a casa mais bonita e aconchegante, as plantas ajudam a purificar ambientes que ficam fechados por muito tempo, pois algumas têm poder de absorver gases tóxicos e transformá-los em nutrientes. Vamos escolher a sua?

   
Lança de São JorgeRosa de PedraCactus
Plantas de folhas longas e pontiagudos que dão um toque especial à decoração. É usada para manter os locais seguros, protegidos por São Jorge. Onde: cômodos internos e cantosRegas: a cada 15 diasDica: Regue sem molhar as folhas e mantenha a planta à meia-sombra.Tanto pelo nome quanto pela aparência, essa planta suculenta parece flor, mas não é. A rosa de pedra é uma planta de fácil propagação.  Onde: mesa alta perto de uma janelaRegas: a cada 15 diasDica: Ao regar, não direcione água para as folhas.Muito resistentes, possuem tamanhos e formas variáveis, alguns possuem até flores. Para o Feng Shui, os Cactus são vistos como guardiães, pois purificam o ambiente. Onde: perto de janelasRegas: apenas quando a terra ficar secaDica: Os cactus precisam de muito sol!
   
BegôniaBambu da SorteOrquídeas
Fáceis de cuidar, as begônias possuem folhas atrativas e folhas coloridas (em algumas espécies). São plantas ideais para ambientes com pouca luminosidade.
Onde: cultive em pequenos vasos em mesinhas laterais
Regas: duas a três vezes por semana 
Dica: sempre deixe o prato dessa planta seco, pois a umidade prejudica a raiz.
Segundo o Feng-Shui, o Bambu da Sorte traz boas energias pro ambiente. Fácil de cuidar, vive na água e cresce bem em condições de luz escassa e indireta.
Onde: ideal para qualquer ambiente interno
Regas: Troque a água toda semana.
Dica: Na hora da compra, procure uma planta com folhas verdes e brilhantes. Folhas amareladas indicam que a planta não está saudável.
Não necessitam de cuidados diários e são indicadas para ambientes com pouca iluminação. No feng-shui, são flores associadas ao amor e a felicidade.
Onde: quartoRegas: 2 vezes por semana
Dica: Plante sua orquídea em substrato drenável  e vasos sem pratinho.