Blog

Círculo cromático: o que é e como usar

27 novembro 2017
Dicas

As cores vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. Junto com a vontade de abusar de vários tons, também podem surgir algumas dúvidas quanto a melhor forma de utilizá-los. Nessa hora, podemos lançar mão de um grande aliado: o círculo cromático.

Muito popular na Teoria das Cores, o círculo cromático representa as cores da natureza de modo a facilitar a harmonização das cores, que foram divididas em primárias, secundárias e terciárias.

As três cores primárias (amarelo, magenta e ciano) são aquelas que podem ser utilizadas para criar outras cores. Misturando duas dessas cores em partes iguais, surgem as cores secundárias (verde, laranja e violeta). Já as cores terciárias aparecem quando misturamos uma cor primária com uma cor secundária.

Agora que já conhecemos os tipos de cores, podemos entender melhor como utilizar o círculo cromático na decoração. Usando as harmonias de cor proporcionadas pelo círculo, é mais fácil criar combinações de cores atrativas e bem equilibradas.

Quando se fala em criatividade e, portanto, em decoração, não existem regras. Mas, para garantir um resultado harmônico, é interessante apostar em uma cor como dominante e utilizar as demais como complementos e detalhes. Estudando o círculo cromático existem algumas harmonias que podem nos inspirar nessa missão, vamos conhecê-las?

Harmonia Monocromática: nessa harmonia, utilizam-se vários tons de uma mesma cor, variando apenas luminosidade e saturação.

Harmonia Análoga: nesse tipo de harmonia, combinam-se a uma cor primária duas cores adjacentes à ela no círculo cromático.

Harmonia Complementar: esse tipo de harmonia é a que tem melhor contraste, pois combinam-se cores que são opostas no círculo cromático.

Harmonia Triádica: essa harmonia usa três cores equidistantes do círculo cromático. Se você gosta de contraste, essa é uma boa opção.

Harmonia Complementar Dividida: nesse tipo de harmonia, usa-se uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores.